Av. Weimar Gonçalves Torres, 2976 - Centro - Dourados / MS

(67) 99225-2829 / 99889-1900

ampliar

A ideia de um roteiro de moto por São Paulo (SP) pode até parecer intimidadora de início, mas conhecer a capital paulista em duas rodas vai certamente facilitar sua vida e colocá-lo (a) em contato direto com esse caos urbano que forma uma das maiores metrópoles do Hemisfério Sul. Mas, para não disputar espaço com carros, ônibus e motofretistas apressados durante o dia sugerimos um passeio noturno por Sampa e suas muitas atrações. 

Para nos acompanhar nessa aventura, escolhemos a Harley-Davidson Iron 883. Representante da linha dark custom da marca norte-americana, o visual de moto customizada da Iron 883 tem tudo a ver com a dura poesia concreta das esquinas da metrópole, cantada por Caetano e muitos outros.

De norte a sul

Nosso roteiro começa pela Avenida 23 de Maio que, em conjunto com outras grandes avenidas, compõe o corredor Norte-Sul. Bem movimentado durante o dia, a via fica mais tranquila depois das 20h e rende um bom rolê de moto para ver a cidade iluminada. Partindo do centro, fique atento aos radares de fiscalização de velocidade e respeite o limite, que varia entre 50 e 60 km/h dependendo do trecho. Aproveite para curtir os muros com grafites de mais de 450 artistas, que enfeitam as paredes da avenida desde 2015. Ao ver as placas para o Parque do Ibirapuera e Avenida Brasil, fique à direita e preste atenção ao mural em preto e branco do artista Eduardo Kobra que retrata cenas da São Paulo antiga.

Aproveite e faça uma parada no Parque do Ibirapuera. Lotado aos finais de semana, o “Ibira” para os íntimos é uma das mais importantes áreas verdes, de cultura e lazer da cidade. Mesmo à noite, vale a pena entrar, estacionar – há vagas gratuitas para motos – e curtir uma das muitas atrações. O Pavilhão da Bienal, o MAM (Museu de Arte Moderna), a Oca, o Auditório, o Museu Afro-Brasil têm sempre programação vasta com diversas exposições o ano todo. Se não estiver a fim de um programa cultural, já vale caminhar pelo parque como fazem milhares de paulistanos. 

Na saída, não deixe de conhecer o Monumento às Bandeiras, a enorme escultura em granito do artista Victor Brecheret. Com mais de 40 metros de comprimento, a obra é mais conhecida como “empurra-empurra”, em função de suas 37 figuras que representam as diversas etnias que formaram o povo paulista e parecem “empurrar” um bote dos Bandeirantes, quando na verdade o estão puxando. Curiosidades de São Paulo.

Agito noturno

No Monumento às Bandeiras começa a Avenida Brasil, que segue em direção à zona oeste da cidade e aos bairros de Pinheiros e Vila Madalena. Reduto boêmio da cidade, a Vila “Madá” reúne bares lanchonetes, restaurantes e baladas dos mais variados estilos. Além de diversos ateliês de artistas, centros culturais e lojas que revelam tendências da cidade.

Contudo, se a ideia for ir às compras, reserve uma tarde para circular pelas ruas estreitas da Vila, com destaque para o quadrilátero formado pelas ruas Mourato Coelho, Wisard, Harmonia e Aspicuelta. Não perca também a pequena e escondida Mateus Grou. Em seus três quarteirões, é possível passar um bom tempo zanzando pelas diversas lojas de arte, roupas e decoração, e fazer uma bela refeição por ali. 

A Vila Madalena ainda abriga a Galeria Choque Cultural, referência em arte urbana e contemporânea. Funciona até às 18h, mas a visita pelo entorno vale, mesmo à noite, para conhecer o famoso “Beco do Batman”, que reúne diversos grafites. 

“Turistando” em Sampa

Se a fome bater durante o passeio, uma opção é seguir ao bairro de Perdizes, onde estão a famosa PUC, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e seu teatro TUCA. Mas o destino mesmo é o “Zé do Hamburguer”. Só pela decoração e pela disputada mesa dentro de um Ford 51, o “diner” em Perdizes já valeria a visita, mas o local ainda oferece bons lanches e entradas no melhor estilo norte-americano. 

De Perdizes, basta uma esticada para chegar ao Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o lendário Pacaembu. Embora os principais times de futebol da capital paulista hoje tenham seus próprios estádios, a bela construção em estilo Art-Déco na Praça Charles Miller chama a atenção e abriga o interessante Museu do Futebol. Outra atração para voltar de dia.

Dali, o destino mais óbvio é a Avenida Paulista, símbolo e coração da cidade. Lá ficam o MASP, o Conjunto Nacional, o Parque Trianon, a Casa das Rosas, cinemas e teatros. No entorno, para o lado dos Jardins muitos restaurantes e bares sofisticados. Descendo em direção ao centro, muitas baladas descoladas e de estilo underground na região do Baixo Augusta. Uma dica importante é procurar um estacionamento que aceite motos e caminhar pela avenida. Aos domingos, até às 16h, a Paulista está fechada e virou um destino certo nas tardes ensolaradas.

Para finalizar o passeio, uma volta no antes belo, mas hoje um pouco degradado centro velho de São Paulo. Siga o conselho de todo bom paulistano ou morador da cidade: deixe a moto no hotel e pegue um metrô em direção ao centro, descendo nas estações São Bento ou Anhangabaú. 

Afinal, o centro reserva muitas atrações como o Mosteiro São Bento, o Theatro Municipal, o Páteo do Colégio, o Centro Cultural Banco do Brasil, entre outros, que podem ser visitados a pé. Com ruas estreitas e poucos locais para estacionar, é melhor explorar o berço da cidade sob a luz do sol ou até com uma garoa típica da cidade, mas durante o dia.

Guia 

Atrações 
- Parque do Ibirapuera – recheado de atrações como o Pavilhão da Bienal, a Oca, entre outros, o “Ibira” é destino de milhares de paulistanos nos finais de semana. A entrada principal fica na Avenida Pedro Álvares Cabral e o parque funciona das 5h à 0h, exceto aos sábados quando fica aberto 24h. Mais informações sobre atrações e a agenda do parque no site (não oficial): www.parquedoibirapuera.com
- Museu do Futebol – Dedicado à paixão dos brasileiros, o Museu fica na Praça Charles Miller, onde está o Estádio do Pacaembu, e funciona de terça a domingo, mas tem horários diferenciados em dias de jogos. Visite o site www.museudofutebol.org.br para saber mais sobre as exposições e a agenda do museu.
- MASP – Localizado na Avenida Paulista, O Museu de Arte de São Paulo – Assis Chateaubriand tem um acervo que, por si só, já vale a visita, assim como o belo prédio que o abriga, um projeto de Lina Bo Bardi. Também sempre acontecem exposições interessantes. Mais informações visite o site: www.masp.art.br.
- Pateo do Collegio – O complexo histórico-cultural-religioso Pateo do Collegio (a grafia arcaica é proposital) pertence aos jesuítas e marca o local onde 13 padres da ordem, entre eles José de Anchieta e o padre Manoel da Nóbrega, ergueram uma cabana de pau a pique empenhados em catequizar os nativos. É um bom ponto de partida para conhecer o Centro de SP. www.pateodocollegio.com.br
- Centro Cultural Banco do Brasil: Localizado em um belo prédio de 1901 na Rua Álvares Penteado, 112, o CCBB tem diversas exposições itinerantes que costumam lotar, principalmente aos finais de semana. O local é a quinta instituição cultural mais visitada no Brasil, portanto informe-se antes sobre as mostras e ingressos. Informações no site: www.culturabancodobrasil.com.br/portal/sao-paulo/
- Mosteiro de São Bento: com mais de 400 anos de história o Mosteiro tem missas com cantos gregorianos diariamente, mas a mais concorrida acontece aos domingos. Há ainda uma padaria com excelentes pães produzidos pelos monges. Mais informações no site www.mosteiro.org.br
- Site Oficial de Turismo (www.cidadedesaopaulo.com): o site da prefeitura traz muitas informações sobre todas as atrações da cidade, além de sugerir roteiros temáticos e a pé. Vale navegar antes de planejar sua visita à Sampa. Os jornais Folha de S.Paulo e o Estado de S.Paulo publicam guias culturais às sextas-feiras com shows de música, espetáculos, peças teatrais e filmes em cartaz na cidade.

Onde ficar 

Opte por um hotel nos bairros mais centrais da cidade, mas evite o centro velho que é um pouco perigoso para caminhar à noite. A região da Avenida Paulista concentra diversas redes famosas e é uma boa escolha. Bairros, como Moema, Paraíso, Jardins, Jardim Paulista, Itaim e Vila Olímpia também são boas opções. Há desde hotéis caros e luxuosos como o Fasano e Unique até redes econômicas como Formula 1 e Ibis. Em SP, vale pagar um pouco mais por uma boa localização. O site oficial de turismo traz dicas do tripadvisor sobre os principais hotéis da cidade.

Onde comer

- Zé do Hamburguer – Tradicional em Perdizes, a lanchonete tem decoração retrô e bons lanches. Fica na Rua Itapicuru, 419. Cardápio, horários e informações no site www.zedohamburger.com.br. O hambúrguer do Zé é apenas uma dica nossa, mas se você é fã do sanduíche com pão e carne, São Paulo oferece hamburguerias para todos os gostos. Em Pinheiros e na Vila Madalena, destaque para os mais decolados Meats e Z Deli Sandwich Shop, além dos tradicionais Oregon e Hamburguinho. 
- Ovo e Uva – Localizado na descolada Mateus Grou, o local é uma espécie de loja de vinhos, produtos gourmet e cervejas artesanais. Mas também serve refeições em um ambiente descontraído. Ideal para uma refeição diferente. Rua Mateus Grou, 286 – Pinheiros. Site: www.ovoeuva.com.br 
- Cão Véio – Casa que tem entre os sócios o chef e apresentador Henrique Fogaça, o Cão Véio é um gastropub com trilha sonora rock’n’roll. Serve petiscos, lanches e cervejas importadas, mas tem almoço executivo. Fica na Rua João Moura, 871. Mais informações, acesse: www.caoveio.com.br

Como chegar 

As principais estradas do Brasil – BR-116, BR-381, SP-280 – passam por São Paulo. Porém, mais importante do que como, é quando chegar à capital paulista. Programe sua viagem de modo a evitar os horários de rush, ou seja, entre 7h e 10h e 17h e 20h. Ao menos que você pretenda curtir um trânsito pesado...

Impressões de pilotagem - Harley-Davidson Iron 883

Renovada para 2016, a Iron 883 ganhou um visual ainda mais minimalista e dark com quase todas as peças pintadas de preto. Com cara de moto customizada, a boa novidade é que a Harley-Davidson adotou suspensões melhores e um banco mais confortável no modelo. O novo garfo telescópico dianteiro e os dois amortecedores traseiros com regulagem na pré-carga da mola agora absorvem melhor as imperfeições das malcuidadas ruas e avenidas de São Paulo. O sistema ABS de série ajuda e muito em caso de alguma frenagem de emergência.

Equipada com o confiável motor Evolution, um V2 de 883 cc e muito torque, a Iron 883 roda com desenvoltura nos corredores caso você enfrente trânsito. E de quebra, seu peso moderado (251 kg) e o assento baixo a 735 mm do solo facilitam sua vida na hora de manobrar e estacionar. O Smart Key, que dispensa o uso da chave para dar partida, é outro item super prático na hora de rodar por uma cidade como São Paulo (SP). O preço sugerido é de R$ 42.900

 

 

Mais fotos

Clique na foto para ampliar